Escola:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - REALENGO / CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO
Denúncia:
2019-02-21 11:08:30 (6 anos atrás)
Debora < bebetica@gmail.com >
Palavras-chave:
salários atrasados
Resolução:
Professores,
Realizamos ontem, dia 17 de abril, nossa assembleia, que por não ter sido liberado o espaço do teatro pela direção da UCB, aconteceu na rua, na porta da unidade Realengo.
Iniciamos com um pequeno atraso, em razão de o Diretor do Sinpro-Rio, professor Dilson, ter sido impedido pessoalmente pelo mantenedor, de convidar os professores que estavam na sala dos professores da instituição, a comparecerem à assembleia.
Após este incidente, o Professor Elson abriu os trabalhos da assembleia, apresentando a proposta encaminhada ontem pelos gestores da Castelo:
“Prezado Professor Elson,
Em atenção ao ofício nº 479/2019, enviado pelo SINPRO – RIO e endereçado à Mantenedora da Universidade Castelo Branco e com ciência da Reitoria, as seguintes informações relativas às solicitações e assertivas constantes do referido documento estão explicitadas logo abaixo.
1. A quitação do salário referente ao mês de janeiro de 2019, acrescido de 1/3 de férias, foi realizada, no prazo constante do ofício enviado, qual seja até o dia 10 de abril de 2019, tendo sido possível finalizá-la no dia 08 de abril de 2019.
2. A Universidade Castelo Branco se compromete a quitar até o dia 10 de maio do corrente ano, a folha de pagamento do mês de fevereiro de 2019.
3. O pagamento de salários atrasados, quais sejam o décimo terceiro salário de 2018 e o salário de março do corrente ano, está condicionado ao aporte de recursos.
4. Considerando que reiteradamente foi solicitado pela Universidade Castelo Branco e não atendido pelo SINPRO – RIO, que não houvesse interseção do horário programado para realização da Assembleia com o correspondente destinado às atividades acadêmicas programadas para o turno da noite, informo que não será disponibilizado o teatro para a realização da Assembleia no dia e horário constante do ofício referenciado no primeiro parágrafo do presente documento.
5. Não haverá a suspensão das atividades acadêmicas programadas para o dia 17 de abril de 2019.
6. No que concerne à solicitação de uma reunião com a Reitoria no dia 17 de abril de 2019, não será possível atender, entretanto, proponho que tal reunião possa vir a ocorrer no dia 26 de abril de 2019, às 16hs, na Reitoria do Campus Realengo.
Cordialmente,
Universidade Castelo Branco”
A referida proposta foi rejeitada por unanimidade, sendo certo que a assembleia votou por maioria simples, com pequena margem de diferença, não iniciar a greve neste momento, dando nova oportunidade à Universidade, para que consiga sanear seus problemas.
Ocorre que, foi elaborada, após debate, uma contraproposta, nos seguintes termos:
Que seja feito o pagamento dos salários correspondentes a dois meses seguidos, integralmente, até o dia 10 de Maio, estabelecendo o dia 13 de Maio, para a realização de nova assembleia, COM PARALISAÇÃO, às 17h30, na porta da unidade Realengo, com pauta de greve, e outras medidas cabíveis, caso não seja atendida a contraproposta elaborada.
Decidiu-se também, pela manutenção do “Estado de Greve”, tendo em vista a possibilidade de deflagração de uma Greve, caso, mais uma vez, não sejam atendidos nossos pleitos.
Fomos saudados pelos alunos representantes do DCE da Universidade, e em ato contínuo, foi passado o informe da assembleia de campanha salarial, que se realizará na sede do Sinpro-Rio, no próximo dia 04 de Maio, sábado, às 10h para a Educação Básica e às 14h, para a Educação Superior.
Todos os presentes assumiram o compromisso de convocar os colegas professores, buscando realizarmos a próxima assembleia específica da UCB, com o máximo possível de presentes.
________________________________________________________________________________
Assembleia 21/02/2019 às 18h na Castelo Branco em Realengo.
P?oxima assembleia 12/03/2019 às 18h com paralisação.
RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE HOJE DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO.
Professores,
Realizamos nossa assembleia nesta noite, quando foi apresentada a proposta de pagamento elaborada pela Direção da UCB, que segue abaixo:
“ A Instituição se compromete a pagar, até o dia 10 de abril do presente ano (não havendo bloqueios judiciais), com os recursos próprios que forem suficientes para liquidar umas das folhas de pagamento relativas dos meses em atraso, quais sejam: janeiro, fevereiro ou março de 2019;
Sendo confirmado a solicitação de empréstimo que está em tramitação, faremos a liquidação dos vencimentos de atrasos, dentro dos valores liberados pela instituição bancária;
Caso não haja o esperado aporte por meio do empréstimo, os demais vencimentos em atraso serão objeto da proposta de parcelamento dos débitos. Neste sentido, informaremos a essa representação sindical em 20 (vinte) dias, a contar desta data, a proposta para parcelamento dos valores devidos, com vistas a regularização e manutenção na medida do possível dos pagamentos da folhas seguintes”
Diante da proposta, realizamos um amplo debate e após rica discussão, os professores deliberaram o seguinte:
0. Recusar a proposta apresentada pela UCB, e apresentar uma contraproposta;
0. Estabelecer o prazo do quinto dia útil de abril, para o pagamento do salário integral de janeiro, acompanhado do terço de férias;
0. Manter o ESTADO DE GREVE;
0. Agendar nova assembleia para o dia 8 de abril, às 17h30, que servirá também de prazo para a instituição apresentar uma proposta razoável de pagamento do passivo trabalhista existente;
0. Informar à Direção da UCB, que não mais será admitida pelos professores a forma de pagamento dos salários parceladamente como vem ocorrendo, sendo certo que, exigimos que, caso haja necessidade de pagamento fracionado, que este seja feito de maneira que os valores pagos aos professores seja o mesmo, em cada parcela, até o somatório final;
0. Que as folhas de pagamento sejam pagas na sua sequência normal, sem que o pagamento da folha seguinte seja iniciado, antes do pagamento integral da folha anterior;
0. Que haverá PARALISAÇÃO, para a realização da próxima assembleia do dia 08 de abril.
Nova assembleia, dia 17/04/2019 às 18h.